quarta-feira, 9 de março de 2011

CARNAVAL, O RESGATE DAS MARCHINHAS!!!





OLÁ AMIGOS, O CARNAVAL JA PASSOU, MESMO ASSIM EU GOSTARIA DE COMPARTILHAR ALGO COM VOCÊS. O QUE MAIS TENHO VISTO POR AÍ É O DESPREZO PELAS CRIANÇAS NO CARNAVAL NO SENTIDO MUSICAL. UMA ENCHURRADA DE EUFORIA VARRE AS CIDADES E NOSSAS CRIANÇAS NO MEIO. JÁ FOI O TEMPO EM QUE SE PODIA BRINCAR O CARNAVAL, NAS RUAS O QUE COMANDAVA ERA A ALEGRIA E HJ, MUITA BEBIDA, DROGAS, PESSOAS SEMINUAS ETC. NA ESCOLA ONDE TRABALHO, FIZEMOS UM BAILE MUITO DIFERENTE, CADA CRIANÇA COM SUA FANTASIA, SEU ADEREÇO E MUITA ANIMAÇÃO. RESOLVEMOS RELEMBRAR AS MARCHINHAS DE CARNAVAL QUE DURANTE TANTO TEMPO ABRILHANTAVAM ESTA ÉPOCA. O QUE NOSSOS PEQUENINOS PRECISAM É CONHECER MÚSICA DE QUALIDADE, A HISTÓRIA ATRAVÉS DAS EXPRESSÕES CULTURAIS. CARNAVAL NÃO É SÓ PARA OS ADULTOS, COMO EDUCADORA, SINTO O DEVER DE ENGLOBAR NOSSOS PEQUENOS NA FOLIA, MAS QUE SEJA COM ALGO QUE NÃO AGRIDA A INOCÊNCIA, OS SONHOS, A INFÂNCIA. POR ISSO, PENSE BEM... NO PRÓXIMO CARNAVAL, QUE TAL INOVAR COM O PASSADO DE FORMA CRIATIVA?

MAMÃE EU QUERO...

ALA LA Ô...

CIDADE MARAVILHOSA...

EI, VICÊ AÍ, ME DÁ UM DINHEIRO AÍ...

SE A CANOA NÃO VIRAR...

                                                 

terça-feira, 8 de março de 2011

Alguns Exercícios de Percepção Auditiva



• Identificar e imitar sons e ruídos produzidos por animais e fenômenos da natureza.
• Procurar a fonte de onde se origina determinado som.
• Brincar de cobra cega.
• Tocar instrumentos musicais.
• Fazer rimas com palavras.

ALGUMAS SUGESTÕES ENTRE MILHÕES QUE EXISTEM....

Por que musicalizar?








A musicalização, além de transformar as crianças em indivíduos que usam os sons musicais, fazem e criam música, apreciam música, e finalmente se expandem por meio da música, ainda auxiliam no desenvolvimento e aperfeiçoamento da:


- Socialização

- Alfabetização

- Inteligência

Capacidade inventiva

- Expressividade

-  Coordenação motora e tato fino

- Percepção sonora

- Percepção espacial

- Raciocínio lógico e matemático

- E muito mais...

Alguns objetivos gerais e específicos da Musicalização Infantil





  • Interpretação e criação de canções
  • Brinquedos cantados
  • Brinquedos rítmicos
  • Trabalho vocal através de jogos musicais
  • Jogos que reúnem som, movimento e dança
  • Jogos de improvisação
  • Sonorização de histórias e poesias
  • Invenção e interpretação musical, explorando a criatividade como meio de exploração e exercício musical
  • Percepção sonora e musical: a escuta atenta, apreciação, concentração.
  • Reflexões sobre a produção e a escuta.
  • Brincadeiras com a voz
  • Aquecimento vocal
  • O silêncio x o som
  • Acalantos (cantar e embalar suavemente em momentos de relaxamento, alongamento e atividades que proporcionem momentos mais tranqüilos)
  • Brincos e parlendas (parlendas são brincadeiras rítmicas com rima e sem música, já os brincos são geralmente cantados, envolvendo pouco som e movimento corporal- cavalinho, balanço, serra-serra...)
  • Repertório musical que parte da legítima música da cultura infantil e que procura integrar vários gêneros e estilos musicais de diversas épocas e culturas
  • Brinquedos de roda
  • Elaboração de arranjos
  • Bandinha rítmica
  • Promover o direito de brincar com a música, mostrando que é uma necessidade para o desenvolvimento da criança;
  • Dar oportunidade à criança de escolher livremente como, com quem, onde quer brincar, ou seja, brincar pelo brincar e não para responder a um pedido, ordem ou objetivo do adulto;
  • Organizar a criação de espaços para a brincadeira com a realização de atividades de expressão musical;
  • Valorizar nossa identidade cultural e resgatando seus contos, danças, cantigas músicas, brinquedos e brincadeiras;
  • A criação de brinquedos usando material de sucata;
  • Criação de instrumentos e objetos sonoros.
  • Contato com brinquedos sonoros, instrumentos regionais, artesanais, industrializados, pedagógicos etc.
  • Estímulo à apreciação de timbres, modos de ação e produção de sons
  • Atividades musicais que integram reprodução, criação e reflexão
  • Reflexão sobre o fazer e sobre o apreciar
  • Percepção das questões relacionadas ao som e a música inseridas em contextos de realizações musicais
  •   Integração entre áreas visando o favorecimento da construção do conhecimento de modo global, sem deixar de lado as questões específicas da linguagem musical
  • Inserção de projetos musicais em sintonia com o desenvolvimento total dos conteúdos trabalhados
  • Respeito à expressão corporal dos bebês e das crianças, estímulo à improvisação e à criação de movimentos, consciência corporal.

MUSICALIZAR


  A Musicalização Infantil é um poderoso instrumento que desenvolve, na criança, além da sensibilidade à música, qualidades como: a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional e inúmeros outros atributos que colaboram na formação do indivíduo.
  A música é para a criança algo que ela encontra dentro dela mesma e expressa através dos movimentos que consegue realizar.
Antes mesmo de nascer, ainda no útero materno, a criança já toma contato com um dos elementos fundamentais da música - o ritmo -, através das vibrações e pulsações do coração de sua mãe.
   Ao nascer, a criança entra em contato com o universo sonoro que a cerca: sons produzidos pelos seres vivos e pelos objetos. Sua relação com a música é imediata, seja através do acalanto da mãe ou dos aparelhos sonoros de sua casa.
   Antes ainda de começar a falar, podemos ver o bebê cantar, gorjear, experimentando os sons que podem ser produzidos com a boca. Logo que se percebe sentado ou mantendo-se em pé, o ritmo de uma música o leva a acompanhar com o corpo os movimentos cadenciados. E é a partir dessa relação entre o gesto e o som que a criança, ouvindo, cantando, imitando, dançando, constrói seu conhecimento sobre música.
   Musicalizar a criança nada mais é do que despertar a expressão espontânea, sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e ir organizando as informações pouco a pouco. Brincar é, indiscutivelmente, a maior atração para a criançada. É sempre um momento sério, onde a brincadeira é uma tarefa muito importante. Musicalizar brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai ao encontro de seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas sentir.
   É vivenciando som e ritmo através de jogos, brincadeiras, e com contato com instrumentos musicais que o aprendizado musical chega, hoje, às crianças.
   Musicalizar é uma diversão. Os conteúdos teóricos vão fazendo parte da vida da criança, de uma maneira muito simples, alegre e agradável. A música, além de suas próprias atribuições, sociabiliza e sensibiliza o indivíduo, desenvolve o seu poder de concentração e raciocínio, tão importante em todas as fases de nossas vidas. Auxilia, ainda, na coordenação neuromotora e na parte fonoaudiológica da criança. A criança que escuta bem, fala bem.
   Musicalizar brincando é uma moderna maneira de ensinar música para as crianças do novo tempo, que têm à sua disposição jogos interativos e interessantes que também estarão sendo utilizados de forma prazerosa e consistente no próprio processo.